Chuva forte deixa deixa rastro de destruição em Jaraguá do Sul e Itapoá

  • Foto: Guilherme Barbosa / NSC -

Chuvas intensas provocam estragos em diversas regiões

Um forte temporal atingiu a cidade de Jaraguá do Sul no último domingo (28), deixando ruas tomadas pelo barro trazido pelos alagamentos. Em apenas uma hora, aproximadamente 50 milímetros de chuva castigaram a região, causando inúmeros estragos.

A prefeitura de Jaraguá do Sul informou que equipes já estão em ação para iniciar o processo de limpeza da Rua Walter Marquardt, localizada no bairro Barra do Rio Molha, uma das áreas mais afetadas. A lama invadiu as vias, tornando o cenário desafiador para a mobilidade e segurança dos moradores.

O diretor da Defesa Civil municipal, Hideraldo Colle, destacou que os bairros Barra do Rio Molha, São Luis e Barra do Rio Cerro foram os mais atingidos. O processo de limpeza das ruas, segundo ele, deve demandar aproximadamente dez dias. Na Rua Adolfo Antônio Emmendoerfer, no bairro Rio Molha, a orientação é evitar o trânsito de caminhões devido aos estragos causados pela chuva, resultando na suspensão temporária do transporte coletivo na região.

Apesar dos estragos, não foram registrados feridos ou desabrigados em decorrência do temporal, proporcionando um alívio diante da magnitude do evento climático.

Chuvas também causam transtornos em Itapoá, no Norte de Santa Catarina, onde diversos bairros continuam alagados após intensas precipitações na semana passada. A Defesa Civil informou que, durante a semana, choveu cerca de 490 milímetros, o triplo do esperado para o mês inteiro.

A situação em Itapoá resultou em 400 pessoas desalojadas, 117 desabrigados e 87 encaminhados para um abrigo público. O Governo do Estado foi acionado para auxiliar no atendimento à população, enviando cestas básicas, colchões e outros materiais essenciais.

Diante do cenário crítico, a cidade de Itapoá decretou situação de emergência na quarta-feira (24), mobilizando esforços para enfrentar os desafios decorrentes das chuvas intensas e oferecer apoio necessário à comunidade afetada.

Cerca de 30 municípios foram afetados pelas chuvas neste final de semana Anterior

Cerca de 30 municípios foram afetados pelas chuvas neste final de semana

Companhia Águas de Joinville fecha preventivamente ETA do Cubatão Próximo

Companhia Águas de Joinville fecha preventivamente ETA do Cubatão

Deixe seu comentário